sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Girl Power em DC Superhero Girls!





Que as meninas da série DC Superhero Girls tem tudo para conquistar o planeta, não há dúvida alguma. Elas possuem superpoderes, carisma, design moderno, um plus forte de "girl power" e ainda possuem uma arma, não tão secreta assim, mas deveras eficaz: comunicação maciça e inteligente.

O hotsite está no ar desde julho, apenas 3 meses após a DC Comics e Warner anunciarem a nova empreitada. O primeiro web episódio foi ao ar em 01 de outubro de 2015, no próprio hotsite e no canal exclusivo do Youtube, mostrando um pouco do que esperar dessa nova série. A novidade é que, pelo visto, as intenções são de dominação global considerando os canais que estrearam há um mês no Youtube.

Os episódios já estão saindo neste canais simultaneamente aos originais em inglês e dublados em 5 línguas: português (Brasil), francês, italiano, alemão e espanhol. Isso é realmente super! Não há apenas um interesse na sedução visual . A DC e Warner realmente querem falar com as meninas em suas línguas nativas, ter certeza que o recado está sendo passado e compreendido pelo público alvo desses sete países.

Qual recado é esse?

Basicamente, podemos resumir em duas palavras: "girl power"!

Sinto dizer aos descrentes que não é apenas modismo. Verdade seja dita, com as atenções mais voltadas ao universo feminino dentro das mídias geeks como HQs e cinema neste último ano (apenas para citar algumas), o reflexo pode ser observado em todos os segmentos que lucram com a cultura pop. A Mattel é um bom exemplo. Como foi dito no post anterior, a empresa se preocupou também em ouvir mulheres do movimento feminista para que as personagens tivessem um recado visual preciso e conciso: podemos ser aquilo que quisermos.

Lembro de um tweet recente as vésperas do Natal em que uma mãe, decepcionada em sua busca por presentes para a filha, percebia que o direcionamento dos brinquedos para meninas era muito limitado, enquanto os garotos poderiam ser grandes esportistas, astronautas, pilotos de avião, soldados, arqueólogos, etc.

Pois bem, a limitação está bem longe disso quando o assunto são nossas estudantes superpoderosas. O site já vem sugestionando pelas imagens postadas as qualidades de cada uma de nossas sete protagonistas. Sabemos que não é novidade alguma trabalhar estereótipos para causar empatia e identificação com o público, mas ao invés de trabalhar aquelas figuras típicas das escolas (como o tímido, a popular, a extrovertida ou a CDF), as "especializações" subiram alguns níveis e é possível ver alguns novos rótulos como "líder" (e não é de torcida), "especialista em TI", "cientista" ou "artista". Aquela mãe, a do tweet revoltado, precisa acessar o hotsite dessas garotas.

Assisti os nove web episódios e, por enquanto, parece que a Mulher-Maravilha e a Harley Quinn são as grandes apostas de popularidade e, embora já tenhamos visto um pouco da Hera Venenosa, Batgirl e Abelha, personagens como Supergirl e Katana ainda não tiveram seus momentos. Fiz resenhas sobre os episódios abaixo e, caso não os tenha visto ainda, pare a leitura agora, pois está cheio de spoilers. Vá no canal do youtube primeiro e assista a todos episódios - são curtinhos, já estão dublados e não tomarão demais o seu tempo:


Ep. 01 (Bem-vindos à Super Hero High): Amanda Waller aparece como a diretora simpática que faz uma apresentação da escola. Ali já sabemos o que esperar da Harley Quinn, que fica fazendo gracinhas o tempo todo atrapalhando a diretora. O mais legal do episódio é a quantidade de heróis coadjuvantes que aparecem o tempo todo;

Ep. 02 (Tudo sobre a Super Hero High): Bumblebee é apresentada neste episódio como a embaixadora dos novos alunos e a Mulher-Maravilha se identifica automaticamente, pois, futuramente, desemprenhará o mesmo papel do seu povo (as amazonas). Uma das coisas legais deste episódio é a apresentação da Barbara Gordon, que se identifica como técnica de TI e não como aluna (provavelmente protegendo sua identidade secreta) e entrega a senha do wi-fi para a amazona "Oracle 1967" - OPA! Olha os nerds trabalhando no episódio! "Oracle" é o codinome que a Batgirl assume quando se torna paraplégica graças ao Coringa e "1967" foi o ano em que Barbara Gordon foi apresentada ao Universo DC Comics! Harley também é apresentada neste episódio como a colega de quarto da amazona. Diana fotografa tudo que considera novo com seu celular (algo bem típico dos adolescente atuais). A Cheetah também aparece no episódio e já mostra que ainda será problema para nossa amada amazona;

Ep. 03 (Colegas de Quarto): Diana e Harley ficam mais próximas e trabalham neste episódio a interação e diferença das personagens: a amazona é uma estudiosa e a Harley está mais preocupada com a diversão. A amazona também começa a decorar o quarto com seus pertences e logo de cara podemos ver quadros com Themyscira, Diana mais novinha, Hippolyta e as outras amazonas – muito amor! A Mulher-Maravilha já mostra aqui o tipo de líder que será: carismática e cheia de empatia - depois de dar um esporro na Harley, pois precisava estudar, percebe que a colega ficou chateada e resolve dar um tempinho nos estudos para fazer algo com ela. Engraçado que nos quadrinhos essa interação das duas vem sendo explorada nas histórias da Harley também, que se mostra grande admiradora da amazona com direito a fotos e pôsteres colados na parede do quarto;

Ep. 04 (Falta de Luz): aqui a amazona faz sua primeira aula de vôo sob a supervisão do Tornado Vermelho. Cheetah mostra que não será uma revelação nas atividades curriculares de educação física, já ostentando um atestado para fugir das aulas. Enquanto Bumblebee arrasa na demonstração de vôo, a Mulher Maravilha tem um problema com o sistema do seu cinto (causado pela Cheetah) e faz uma apresentação ruim. A Bumblebee salva o dia: enquanto a amazona fica chateada pelo seu desempenho, a colega diz para não ser tão dramática e reforça sua qualidade de super-heroína. Uma lição bacana para nossas crianças que enfrentarão muitas cobranças na escola.

Ep. 05 (Pintando e Bordando): a aula de hoje é sobre design de uniforme e um certo diálogo me causou risos: a princesa Diana, desanimada, afirma não ser boa em desenhar uniformes e a Harley celebra ao descobrir algo no qual a colega perfeitinha não é boa... para mim tem dedo de nerd nesse diálogo também, pois sabemos do drama que é toda vez que algum desenhista resolve inovar com o uniforme da amazona nas HQs rsrs. Bumblebee e Katana são chamadas para ajudar na missão de projetar um novo uniforme e nossa amazona parece estar feliz com a interação com as novas colegas.

Ep. 06 (Cinema na Super Hero High): Harley novamente apronta uma das suas quando pega vários momentos constrangedores das colegas, transforma em um filme e joga na internet. O legal deste episódio é ver mais de outras personagens como a Mulher Gato, Mulher Gavião, Estelar, Katana, Killer Frost, Safira Estrela, Cheetah, Bumblebee, Barbara Gordon - que ficam doidas com a vergonha que a colega as expõe. É a amazona que quebra o clima tenso, morrendo de rir por ver algo que não seria aprovado pela sua mãe: a princesa amazona mostrando suas falhas rsrs. Também aparecem neste episódio o Lanterna Verde, o Flash e o Beast Boy que, aparentemente iniciariam um bullying pelo vídeo, mas a maneira relax que a amazona ri de si mesma, não permite que o episódio se torne um drama.

Ep. 07 (Heroína do mês - Poison Ivy): neste episódio a Ivy é apresentada em alguns vídeos como uma heroína tímida, mas muito parceira que já tirou os colegas de várias enrascadas com a vegetação, digamos selvagem da escola. Como sabemos, personagens como Hera, Harley ou Killer Frost, que são vilãs nas HQs adultas, nesta web série, são apresentadas como heroínas e, o recado dado neste episódio é esse: se fizer a coisa certa, será reconhecido por isso.

Ep. 08 (Design Desastroso): novamente o uniforme é o tema e a princesa sofre na pele as dificuldades de um uniforme nada prático. Depois de levar uma bronca da diretora Waller, Diana vê seus braceletes no guarda-roupa e chega a melhor conclusão: está na hora de ser ela mesma!

Ep. 09 (Tudo Sobre Armas): neste episódio, as heroínas mostram sua intimidade com suas armas, como a Mulher Gato e seu chicote de nove pontas ou a Mulher-Gavião com seu bastão da justiça. No momento de apresentar o "Laço da Verdade", Diana é sabotada pela Cheetah que a faz entrar numa enrascada com o professor, que começa a revelar seus segredos quando é envolvido pelo laço.

Esses foram os episódios até o momento e ainda não temos ideia de com que regularidade será lançado um novo material. Uma vez que os mais antigos datam de dois meses e outros tem a diferença de uma semana de um para o outro.

A única coisa que me causa estranhamento são os nomes dos personagens permanecerem como os originais em inglês, mesmo no episódio dublado... Wonder Woman, Hawkgirl, Starfire, Bumblebee, Beast Boy (dentre outros) não foram traduzidos para Mulher-Maravilha, Mulher-Gavião, Estelar, Abelha e Rapaz Fera. Entendo os casos da Diana e Shayera, por não serem propriamente "mulheres" na série e sim "garotas", mas talvez fosse interessante ter uma versão "Garota Maravilha" ou "Garota Gavião", não acham?



Nenhum comentário:

Postar um comentário